segunda-feira, 29 de junho de 2015

As origens da maconha no Brasil

Embora não haja um consenso exato sobre a origem da cannabis em terras brasileiras, botânicos e historiadores concordam que se trata de uma espécie exótica introduzida primeiramente pelos escravos negros – não por acaso, a erva era conhecida no passado por nomes de origem africana, como diamba, pito do pango e fumo d’Angola. “A planta teria sido introduzida em nosso país, a partir de 1549, pelos negros escravos, (…) e as sementes de cânhamo eram trazidas em bonecas de pano, amarradas nas pontas das tangas“, relata o documento oficial do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, de 1959.
Se o uso psicoativo remonta à senzala, as aplicações industriais da maconha são ainda mais antigas do que as as velas de cânhamo da embarcação que possibilitou ao português Pedro Álvares Cabral desbravar o Brasil em 1500. Nos tempos da Colônia, inclusive, a Coroa portuguesa chegou a estimular a produção de cânhamo, que consistia em matéria-prima fundamental para a fabricação de cordas e velas para a indústria naval . “Um exemplo disso é a instalação de algumas unidades da Real Feitoria do Linho Cânhamo a partir da segunda metade do séculos XVIII”, destaca Henrique Carneiro, professor de História da Universidade de São Paulo (USP).
(...) 
Na medida em que aumentava o interesse econômico pela cannabis, seus diversos usos medicinais também se popularizavam, fazendo com que o consumo da diamba migrasse das senzalas para as casas-grandes.
Segundo formulário médico de 1888, o produto era indicado “contra a bronchite chronica das crianças, na asthma, catarrhos, na tísica laryngea, insomnia, roncadura, flatos”.
“Ao que parece, as Cigarrilhas Grimault tiveram vida longa no Brasil, pois ainda em 1905 era publicada em nosso meio a sua propaganda”, afirma Elisaldo Carlini, professor de Psicofarmacologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), fundador e diretor do  Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas (Cebrid).
Para ler mais, acesse: http://maryjuana.com.br/2014/09/01/as-origens-da-maconha-no-brasil-parte-13/

Nenhum comentário:

Postar um comentário