segunda-feira, 25 de maio de 2015

CAPS AD de Petrolina realiza encontros com o Grupo de Controle ao Tabagismo


O Grupo de Controle ao Tabagismo, realizado inicialmente toda quinta-feira às 8h com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS ad), faz parte do Programa de Combate ao Tabagismo implantado em Petrolina desde 2012. O objetivo do grupo é incentivar os usuários a parar de fumar através do conhecimento dos riscos à saúde, sintomas da abstinência, estratégias e benefícios para manter uma vida sem o cigarro.

“Temos a intenção de ampliar os dias de realização do grupo para que mais usuários possam participar. Nossa meta é que até o final do ano 150 pessoas tenham deixado de fumar”, pontuou a coordenadora do serviço Lorena Alves. O grupo é conduzido pela enfermeira Julyana Andrade e a farmacêutica Micaele Novaes.

Atualmente, as atividades do Programa de Combate ao Tabagismo acontecem nas unidades AME José e Maria, Dom Avelar, Areia Branca e no CAPS ad. “O programa trabalha com a abordagem comportamental qualificada para incentivar o fumante a prosseguir, bem como com o tratamento medicamentoso, apoio psicológico, atendimentos educativos e terapêuticos”, afirmou a gestora da pasta Lucia Giesta.  

O cigarro tem em sua composição mais de 4.700 substâncias químicas e – assim como a alimentação não saudável, a inatividade física e o uso abusivo de álcool – está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, AVC e câncer. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5 milhões de pessoas morrem em todo mundo e 200 mil no Brasil com problemas ocasionados pelo fumo.  

Os interessados podem procurar as Unidades de Saúde dos bairros Areia Branca, Dom Avelar e José e Maria ou o CAPS ad que fica na Rua Bahia, 119, Centro ou ligar para 3862-3677.

Gabriella Moura
ASCOM Saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário