segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ações exitosas do CAPS AD de Petrolina serão apresentadas na II Mostra de Práticas em Atenção Psicossocial


Quatro trabalhos que demonstram ações exitosas realizadas no CAPS AD de Petrolina-PE foram aprovados e serão apresentados pelos profissionais do serviço na próxima semana na II Mostra de Práticas em Atenção Psicossocial do  V Fórum de Mobilização Antimanicomial do Sertão do São Francisco que será realizado entre os dias 27 e 29 de maio, no Complexo Multieventos da UNIVASF, em Juazeiro.

A coordenadora do CAPS AD de Petrolina, Lorena Alves, explica como foi à seleção. “Os trabalhos aprovados versam sobre o levantamento do perfil dos usuários do serviço para um melhor planejamento das ações, oficinas de cordéis como forma de cuidado em saúde, implantação de grupos de controle ao tabagismo e cuidado farmacêutico aos usuários de drogas no serviço”.

Este último trabalho corresponde a ações também incorporadas aos serviços das AME’s pela Assistência Farmacêutica do município e é uma ação diferenciada, uma vez que o profissional vai além da dispensação de medicamentos, ao traçar um plano de cuidado específico para cada usuário, a fim de otimizar a terapia e minimizar os riscos de uso incorreto do medicamento. 

Os trabalhos submetidos foram elaborados por profissionais do serviço, em parceria com a Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde e estagiárias de cursos de saúde da UNIVASF. A diretora de Atenção especializada, Juliana Granja, fala sobre os trabalhos. “Além da possibilidade de compartilhar o que fazemos no serviço, essa parceria demonstra a integração dos serviços da SMS e universidade na atenção integral aos usuários de drogas”, afirmou. 

Os eventos como Fóruns, Congressos e Seminários constituem-se como fonte essencial de compartilhamento de experiências e busca e apreensão de novos conhecimentos. Ao mesmo tempo que os profissionais do serviço podem compartilhar as ações que são realizadas, também estão se qualificando ao obterem atualizações sobre novos estudos e experiências em outros locais. 

Os usuários do serviço também participarão do evento, como forma de fomentar a autonomia, empoderamento e reinserção social.

Aurilio Marcos
ASCOM-Sáude
19/05/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário